A AFIM

QUEM SOMOS

A Associação de Ajuda Fraterna à Ilha de Moçambique - Muhipiti, foi constituída por escritura pública, no dia 11 de janeiro de 2001, no vigésimo oitavo cartório notarial de Lisboa, com publicação dos estatutos em Diário da República, III série, n.º 57 de 8 de março de 2001.

A prestação humanitária da AFIM para o desenvolvimento, permitiu-lhe o reconhecimento de utilidade pública pelo Conselho Diretivo do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, em 7 de dezembro de 2023, estando atualmente reconhecida como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento), nos termos do artigo 8.º da Lei n.º 66/98 de 14 de outubro.

1_Mapa

HISTÓRIA - CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO

A Ajuda Fraterna à Ilha de Moçambique foi gerada no amor aos pobres. Decorria o ano de 1993, a convite de uma amiga enfermeira, o capelão militar franciscano - Padre António Teixeira, viajou até Moçambique, designadamente até ao distrito da Ilha de Moçambique, imbuído pelo espírito missionário de dar uma feição mais fraterna ao Mundo. Na Ilha, conheceu um Padre da Boa Nova - Padre António Lopes, que há cerca de 50 anos tinha a seu cargo a Paróquia e o Lar de São Francisco Xavier. Este Lar, de lar, tinha apenas o nome, pois no rescaldo da guerra civil só se mantinham de pé algumas paredes.

Ali, no meio dos escombros, o Padre Lopes, recorrendo ao apoio do Programa Alimentar Mundial, acolhia e alimentava 80 a 100 jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 20 anos, num espaço onde normalmente caberiam apenas 20 a 30, resgatando-os da morte e do abandono por nada terem para comer ou um lugar para dormir.

Foi neste contexto de penúria, miséria e fome que o Padre Teixeira conheceu, um dia, a Ilha de Moçambique e prometeu ao Padre Lopes que iria procurar apoios em Portugal para voltar no ano seguinte. E assim fez até 2001, data em que a AFIM se formalizou em Associação de Ajuda Fraterna à Ilha de Moçambique. Desde então, o Padre Teixeira e a presidente de direção, Fátima Roque Costa, destinam passar, anualmente, as suas férias de Verão na Ilha, contagiando o coração dos que ouvem os seus apelos no combate à fome e lhes entregam os seus donativos.

A AFIM cresceu, e hoje, desenvolve, os PROJETOS implementados na Ilha de Moçambique e seu distrito, graças à disponibilidade generosa das irmãs franciscanas, religiosas espanholas, ali colocadas. À colaboração das irmãs junta-se a colaboração do Pároco da Ilha e dos militares portugueses estacionados em Moçambique que, a título pessoal, com grande estima e dedicação se prestam a apoiar e a colaborar com a obra humanitária do Padre Capelão Teixeira. Apoiado nas novas tecnologias de comunicação, que transformam o longe em perto, o desenvolvimento dos projetos é acompanhado pela AFIM em Portugal, com alegria e entusiasmo pelo "bem" que se consegue fazer "lá longe", muitas das vezes com tão pouco.

MISSÃO

A missão da AFIM é de ser a mão amiga que se estende além-fronteiras, em terras de Moçambique, para levar esperança e pão aos que vivem na solidão da sua pobreza, as dores da fome, da doença e do esquecimento da sociedade que vive para si na inconsciência dos que nada têm. Somos voz que apela à vivência alegre da partilha e, nesse propósito, arregaçamos mangas, pedindo aos que têm, para distribuir pelos que nada possuem e vivem no limiar da sobrevivência.

A Direção reúne, na sede da AFIM em Mafra, sempre que possível, todos os primeiros sábados de cada mês, para se manter informada do desenvolvimento dos projetos em Moçambique e tomar as decisões necessárias ao seu bom curso, com observação das atividades e orçamento aprovados. O acompanhamento dos projetos em Moçambique continua a ser assegurado através da utilização das tecnologias da informação, estreitando-se a comunicação com o Coordenador das Escolinhas que assim, nos mantém atualizados, sobre os projetos, fazendo uso da rapidez das comunicações digitais.

Os trabalhos da Direção incluem o planeamento, divulgação e convocação dos encontros para angariação de donativos, contando para esse efeito com as redes sociais e o website da associação. A AFIM conta ainda com a sempre prestimosa colaboração dos jornais concelhios, na divulgação das suas iniciativas.

Os projetos da AFIM desenvolvem-se em três vertentes: Educação; Apoio Social e Saúde.

CORPOS SOCIAIS

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente
Frei António Fernandes Teixeira

Vice-Presidente
Luís Brás Bernardino

Secretário
António Manuel Veríssimo Baptista

DIREÇÃO

Presidente
Fátima Roque Costa

Tesoureiro
João Rodrigo Silva Ramalho Rocha

Secretária
Ana Paula Miranda

Vogais
Maria Manuela Batista da Luz
Maria Nela Fee

CONSELHO FISCAL

Presidente
Nuno Pereira da Silva

1º Secretário
Joaquim Maria da Luz

2º Secretário
Arnaldo Reis Maya

Suplente
Nuno Pereira da Silva Júnior